top of page

Luís Fernando Graça, nasceu em Lisboa em 1964.

 

É artista Plástico, poeta, fotografo, não especificamente por esta ordem

​

Nascido no Bairro Alto em Lisboa, desde  criança  visitava,  ateliers  de artistas amigos de seu pai, sendo que o   seu   primeiro   contacto    com   o  “mundo  da    arte”,  se dá por   volta    dos  seus  7   anos, quando   começou a observar o escultor Abílio Belo Marques, nascendo assim a sua grande   paixão  pela  Arte!

​

Não segue correntes, nem modas e muito menos pensamentos, a Liberdade Criativa é o seu lema.

​

Estuda e usa todos os materiais que, de alguma forma, lhe suscitam alguma curiosidade e possuem características que podem eventualmente trazer algo de novo ao seu trabalho, nomeadamente produtos que recicla.

​

A espiritualidade é a  área de estudo e que de alguma forma acaba por influenciar os seus temas.

​

As manipulações, as religiões e as crenças e  como estes factores  modificam o comportamento humano são objecto de estudo, tanto escrito como plástico.

​

 1985 – Conheceu vários artistas plásticos com os quais fez amizade e trocou experiências e  conhecimentos. Começou  por  pintar  paisagem, embora com um cariz que demonstrava já influências de surrealismo pela presença  sistemática do onírico, do elemento humano e de conjugações de sistemas mentais.

​

Nos anos 90 conhece Luis-Vieira Baptista e Vitor Lages apresentando novas correntes paralelas à que de alguma forma o movia, o Surrealismo e a Arte Fantástica, era então o “Visionismo” e a "Arte Fantástica" e estas correntes  artísticas  mostraram-lhe o  que procurava  há já algum tempo, dando-lhe uma outra  dimensão da Arte, tornando-se a partir dessa altura, um artista de várias vertentes e correntes  artísticas, um artista de fusões.

​

Além de experienciar regularmente diversos materiais, faz incursões sobre estéticas bem diferentes do  seu “habitual”, não deixando que o seu trabalho evolua numa linha sistémica, mas que vá evoluindo de experiência em experiência.

​

1988 a 1990 – Participou em diversas exposições de Artes Plásticas, colaborando com o Jornal ” Ecos de Belém“, como entrevistador de Artistas Plásticos, assinando a rubrica “DivulgArte”.

​

1990 – Foi colaborador do ” Diário de Noticias Jovem “.

​

1991 – Deu continuidade ao seu percurso no Jornal Regional “Vila Saloia”, um mensário de Sintra, sempre no sentido de dar a conhecer os outros artistas desta região. Finalizou o Curso de Azulejaria e Escultura em Barro  e iniciou o Curso de Design que acabei em 1994.

 

1993 – Estudou com o mestre espanhol Ricardo Rodriguez, História de Arte Contemporânea e Desenho, acabando o curso em 1995.

​

No período de 1993 a 2001, além de continuar os seus estudos de arte, ainda teve oportunidade de estudar mais a sua espiritualidade, ajudando-o a libertar a mente de uma série de dogmas e pragmatismos ligados à forma como encarava o seu trabalho enquanto artista.

A liberdade de ideias e de ideais revela-se agora, passados estes anos como uma mais valia no atingir de metas da actualidade. As exposições não o atraiam neste período, fugindo mesmo de expor o seu trabalho, sendo a preocupação máxima entender as formas e os conceitos muito antes de os expor.

 Recomeçou a escrever sobre artistas plásticos  no Jornal Amadora - Sintra. Estudou Paul Jackson Pollock  durante 7 anos, artista americano dos meados do século passado e criou uma corrente chamada "Eco-Painting-Action" usando as mesmas técnicas de "dripping" mas aproveitando materiais, reciclando-os, inovando assim esta técnica na sua vertente ecológica.

​

 2001 – Procura no Montijo/Alcochete uma paz que já não tem em Rio de Mouro e que se torna imprescindível para a criação do seu trabalho. Entra no UNOKNUSUNE – Núcleo de Artistas Plásticos  da Escola Comunitária de Alcochete, acabando por  sair pouco depois.

​

2002 – Fundou o seu primeiro grupo , o  “QUADRANTE MÁGICO” – Grupo de Artistas Plásticos.

Dedica-se à formação e começa  a  leccionar  Iniciação à Pintura,  Desenho e Introdução à História de Arte na Locoarte - loja, atelier no Samouco.

Foi convidado pela Junta de Freguesia do Samouco para organizar a já conhecida “SAMARTE” no Samouco,  trazendo a esta vila inúmeros artistas nacionais e estrangeiros.

O “vício” da escrita não o largou e voltou a escrever, desta vez no “Jornal do Montijo”.

​

2004 – Ano de mudanças, optou por publicar os seus  artigos  sobre Artes Plásticas na  “Gazeta do Sul” Jornal do concelho de Setúbal.

Começou a leccionar Iniciação à Pintura,  Desenho e Introdução à História de Arte no Quadrante Mágico – Grupo de Artistas Plásticos. 

Descobre a fotografia numa área plástica até então desconhecida.

Os projectos não param e juntamente com Jorge Cardoso apresentou um programa de rádio de seu  nome  “Ecoarte”  totalmente  dedicado às Artes Plásticas  na Rádio EcoFM 104.8, todas as 3ªs feiras das 21h às 22h em Alcochete.

​

2005 a 2008 – Realiza e organiza algumas exposições e apresentações sobre História de Arte em escolas, clubes, associações e centros comunitários, recebeu  nomeadamente o convite da Câmara Municipal de Alcochete para curador da reconhecida Exposição Anual "Alcarte", aquando das grandiosas Festas do Barrete Verde e das Salinas, trazendo a esta vila dezenas de artistas de todos os pontos do país.

​

2010 – Organiza eventos com o APARTIS – Movimento Multicultural de Artistas e lecciona na D'avinci – Ginásios de Educação de Alcochete e promove as artes na CERCIMA – Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de  Montijo e Alcochete, C.R.L.

​

2011 – Cria no Montijo/Alcochete o ARTÉKNUSUNE – Grupo de Artistas Plásticos para a Promoção das Artes e é Comissário/Curador do Espaço Cultural de São Francisco Alcochete.

É convidado pelo  Grupo Meiostextos, edições, Lda, para recriar a revista Novos Talentos e entra neste projecto como editor, director artístico e administrativo da Revista Novos Talentos

Cria uma parceria e inaugura a NT - Galeria de Arte no Montijo.

Estuda exaustivamente Jean Mitchel Basquiat, artista americano do anos 80 que revolucionou a arte na América.

​

Comissário para as Artes Plásticas da FIL - Feira Internacional de Lisboa (PAPERGIFT2011/ARTSHOW2011) Selecção de Artistas Plásticos e Organização e programação do evento ARTSHOW 2011 - Mostra de Artes Plásticas ao vivo. FIL Feira Internacional de Lisboa - Parque das Nações.

​

 Comissário para as Artes Plásticas Artshow Caldas da Rainha - Open House Paula Mendes na Expoeste. Mostra de 60 artistas plásticos a trabalhar ao vivo.

​

 2012 - Em Janeiro, é convidado pela revista Penthouse para apresentar as suas obras eróticas e sai publicado na revista desse mês. 

Saí o 1º número da Revista Novos Talentos com a sua "chancela". Cria uma parceria e inaugura a NT - Galeria de Arte no Montijo.

 Faz o Curso de Iniciação à Fotografia com o formador Jorge Alves . Em Maio e após a saída da Revista Novos Talentos, funda a AKN-On line, revista digital que visa atingir pontos de distribuição que a anterior não conseguiu, sobre a sua total jurisdição, saindo o nº0 em Junho de 2012. Essa revista apresenta-se completamente grátis sendo a sua edição para a promoção das artes plásticas.

​

2012 – Interrompe a produção artística sem previsão de recomeço.

​

2013 - A fotografia começa a ter um peso significativo e decide fazer dois cursos profissionalizantes de fotografia no Cenjor - Centro de Formação Profissional Protocolar para Jornalistas. Curso de Fotografia Digital e Curso Geral de Fotografia.

​

2014 – Será uma ano excepcional de criação. É Comissário do Festival 6 Continentes simultaneamente em Alcochete e no Montijo.

​

2015 - Promove o Festival 6 Continentes a 17 e 18 de Outubro no Clube Náutico de Alcochete e Clube Evoca.

​

2015 a 2017 – Trabalha no seu atelier e dá aulas  de artes plásticas.

​

2017 - Começou a ter sintomas de doença neurodegenerativa. Sem possibilidade de movimentar os membros superiores, foi este até ao presente, o seu ultimo ano de produção artística.

​

2018 - Foi diagnosticado com Atrofia Muscular Progressiva (ELA - Esclerose Lateral Amiotrofica).

​

 Membro:

Arteknusune - Grupo de Artistas Plásticos para a Promoção das Artes

Academie Europeénne des Arts – Portugal (extinta)

Círculo Cultural e Artístico Artur Bual

​

Está representado em diversas colecções  particulares e Galerias de Arte, nomeadamente;

 

Galeria de Arte da C. M. da Amadora

Galeria de Arte da C. M. de Lisboa

Galeria de Arte da C. M. de Grândola

Galeria de Arte da J. F. Agualva Cacém

Junta de Freguesia do Samouco

Junta de Turismo da Ericeira

Verticauto, Lda.

Biblioteca Operária Oeirense,

Assoc. Port. Familiares e Doentes de Alzheimer,

Banco de Portugal,

Tem algum do meu espólio exposto na Internet em diversos sites e Galerias Virtuais, nomeadamente no Ministério da Cultura e trabalhos na posse de diversos particulares nomeadamente em Itália, E. U. da América, Holanda, Brasil, Espanha, França, Argentina, Chile, Bélgica, México, Rússia, Cuba, África do Sul, Austrália e Japão..

É formador profissional certificado pelo IEFP nas áreas de  Artes Plásticas e Fotografia Digital.

Continua a criar eventos e apresentações sobre histórias da História da Arte em escolas, clubes, associações e centros comunitários.

Promove acções e exposições pelo país todo, levando a Arte onde ela mais falta faz.

 

Dados  Bibliográficos

-  Arteguia – Directório de Arte Ibérico

- GuiadArte de Portugal

- 50 anos de Pintura e Escultura em  Portugal – Universitária Editora

- Arte Erótica - Revista Penthouse Portugal.

 

Apresentações  e Palestras Públicas

2012 - O surrealismo e a Arte Fantástica - com Vítor Lages, Luís Fernandes com a na Feira de Biblioteca da  Amadora.

2011 - O surrealismo e a Arte Fantástica - com Vítor Zapa, Vítor Lages, luís Fernandes com a mediação de Jorge Bandeira na Feira de Arte Contemporânea da Amadora.

2009 – O Barroco – Escola E B 2 3  El Rei D. Manuel I – Alcochete- APARTIS

2009 – O Rinoceronte de Durer – Escola E B 2 3  El Rei D. Manuel I – Alcochete- APARTIS

2004 – Leonardo o Inventor – Quadrante Mágico -  Grupo de Artistas Plásticos do Samouco.

2003 – O Expressionismo abstracto. Quadrante Mágico - Grupo de Artistas Plásticos do Samouco. Paul Jackson Pollock – O  espirito selvagem da Arte.(Painting Action) Quadrante Mágico - Grupo de Artistas Plásticos do Samouco.

 

 

Maria João Rodrigues

Artista plástica/fotógrafa

bottom of page